Existem três características comuns em quem tem transtornos alimentares.

WhatsApp
Faça uma consulta avaliativa
Primeira
A primeira característica pra todas as doenças, é a dismorfia corporal.
Dismorfia corporal é uma distorção de autoimagem, é quando a pessoa ao se olhar no espelho se enxerga uma pessoa diferente daquela pessoa refletida no espelho.
Em uma anorexia, uma pessoa que está com 45, 49kg se enxergar como uma pessoa gorda, ou é uma pessoa que é gorda, se olhar no espelho e se achar maior ainda do que ela é.
Então a pessoa se olha no espelho e vê outra pessoa, ela não vê o que todo mundo está vendo, ela vê tudo aquilo distorcido.
A dismorfia pode ter diversos níveis de gravidade.
Tem outra parte que é muito comum em todas as doenças que é a não aceitação do próprio corpo, a pessoa até pode não ter dismorfia corporal, mas elas vão se achar gordas, enormes, e elas vão falar nomes muito duros com relação a si próprio.
Mesmo ela se achando gorda parece ser uma coisa de anorexia, más não é.
Tanto as pessoas que tem bulimia, quanto as pessoas que tem compulsão alimentar, também tem essa falta de aceitação com relação ao próprio corpo, muitas vezes também sofrem de dismorfia corporal.
A pessoa que tem compulsão alimentar, não está conformada com aquela situação, como os outros podem julga-la.
Segunda
Uma coisa que é incomum em quem tem anorexia , compulsão alimentar, bulimia e diversos outros transtornos alimentares também é a obsessão por comida.
Quem tem anorexia, tem obsessão por comida tanto quanto, quem tem compulsão alimentar e bulimia nervosa, só que a pessoa lida com essa compulsão diferente, essa obsessão.
Um vai lidar com essa obsessão de uma forma, e outro vai lidar de outra.


Terceira
Outro aspecto bem interessante, é com relação a diferença de vício, é muito confundido a compulsão alimentar com o vício em comida, e a bulimia também com vício em comida.
Na verdade, a gente só vai saber realmente se existe um vício ou não, depois que a gente trabalha a compulsão alimentar, e aí se a compulsão alimentar estiver melhorado em todos os aspectos, menos em determinado alimento, a gente começa a perceber que ali tem um processo de vício.
Depois que eu consegui tirar todo esse aspecto da compulsão alimentar descontrolada, más aí ficou uma compulsão por doce, então provavelmente essa pessoa teve compulsão alimentar e depois vai ter que trabalhar o vício também.
Más é muito mais parecido com o transtorno obsessivo compulsivo do que com o vício.




